top of page

Gestão correta dos dados garante vantagem competitiva


Os dados aportam vantagens competitivas àqueles que os detêm. Ao abrir sua palestra no Telco Transformation Latam, evento da Conecta Latam realizado dias 18 e 19/09 no Rio de Janeiro, Thiago Mascarenhas, cientista de dados na ENGINEERING, lembrou os participantes que a informação sempre foi crucial para a competição e que, ao longo da história das civilizações, as nações soberanas sempre foram as que trabalhavam melhor seus dados. “As nações hegemônicas durante a história foram as que mais produziram informações”, ressaltou.


O paralelo faz jus às prestadoras de serviços de telecomunicações, que possuem uma enorme quantidade de dados de altíssimo valor, como dados de geolocalização, área de comunicação, tarifação e outros, e em formatos pré-estruturados, como, por exemplo, CDR. No entanto, há desafios a vencer. Mascarenhas apontou o tempo de armazenamento por lei; as novas regras de segurança de dados; a mudança cultural e as informações acionáveis em tempo real como alguns deles.


Já o caminho para monetização dos dados para as telcos passam pelo entendimento de que os dados são ativos e se estruturam em diferentes níveis. A relevância também precisa ser observada. “Dados estruturados representam pequenas porcentagens, por isto, são relevantes a diferentes businesses”, ressaltou. Outros fatores incluem a confiança e o custo. “A monetização prevê a amortização dos custos, a criação de novas receitas através da exposição dos dados estruturados e enriquecidos a diferentes negócios internos e externos”, explicou.


Para o negócio, Mascarenhas resumiu que a motivação se dá tanto pelo aumento de receita (usando dados para melhorar o desempenho das vendas ou reduzir o atrito ao cliente) quanto pela redução de custos (usando dados para aumentar a produtividade ou reduzir o consumo e o desperdício de matérias-primas ou atividades de baixo valor).


por Roberta Prescott




bottom of page