Por: Roberta Prescott
Aumentar o ARPU está constantemente nas metas dos provedores de serviços de comunicação (CSPs, na sigla em inglês). Mas como identificar as melhores oportunidades de up-selling, cross-selling e aquisição? Esteban Aguerre, arquiteto de soluções para América Latina na Mobileum, apontou que, diante da saturação do mercado, a receita média por usuário tende a cair. Ao palestrar no Telco Transformation Latam 2022, Aguerre apresentou casos de operadoras de telecomunicações que conseguiram atingir o objetivo de incrementar o Arpu.
Um operador convergente do sul da Ásia tinha como objetivo adquirir novos assinantes móveis a partir da base existente de banda larga. A solução foi adotar uma ferramenta que traz uma visão consolidada dos clientes à medida que se movem entre as redes fixa e móvel. “Conseguimos ver os dispositivos conectados com simcard da operadora ou da concorrência”, contou. Assim, são identificadas oportunidades para fazer up-selling ou cross-selling no nível da casa dos clientes.
Outro caso apresentado foi de atenção ao cliente para proporcionar tratamentos especializados e resolver problemas. Aguerre contou o projeto feito com uma outra operadora do mercado asiático que buscava evitar e solucionar problemas com faturas.
“Eles tinham problemas com os cliente ligando e reclamando e não podiam dar uma resposta clara do consumo que eles tiveram. A solução adotada permite com interface única ingressar e revisar todos os detalhes dos gastos dos clientes. Eles tiveram o benefício de aumentar a resolução em uma primeira chamada, dando detalhes concretos das aplicações usadas para os clientes, mostrando, por exemplo, de onde veio o consumo”, detalhou.
A Mobileum tem, hoje, 28 mil aplicações monitoradas, 30 mil de modelos de dispositivos e de sensores de IoT detectados e faz 15 milhões capturas de domínios, segundo o arquiteto de soluções.
Comentários